Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Dúvida sobre input.value='' (JavaScript)

Tava estudando, depois fui revisar

const criarTarefa = (evento) => {

evento.preventDefault()

const lista = document.querySelector('[data-list]')
    const input = document.querySelector('[data-form-input]')
    const valor = input.value

const tarefa = document.createElement('li')
    tarefa.classList.add('task')

const conteudo = `<p class="content">${valor}</p>`

tarefa.innerHTML = conteudo

lista.appendChild(tarefa)
    input.value = " "

}

ali no final, que tem a lista.appendChild(tarefa) input.value='' ''

Pra que serve o input.value?

Eu sei que foi uma const criada e tals, mas ele não tem nada dentro das aspas, e eu queria entender o porquê, por favor

3 respostas

Esse input.value = " " serve para limpar/apagar o que estava escrito no input, após a tarefa ser criada

Mas essa é a única funcão de uma propriedade dessa com o valor = "" ? Pq eu queria saber o significado padrão/tradicional pra caso eu vá utilizar isso em algum outro projeto, sem ser o da aula, sabe? um projeto real ou até mesmo pro portfólio, eu n quero sair fazendo sem ter entendido bem

solução!

O elemento 'input' possui uma propriedade chamada value, que é o valor/texto que está preenchendo o input. Podemos utilizar essa propriedade para definir o valor que desejamos mostrar no input. Por exemplo, se tivermos um elemento input na tela, podemos alterar o texto que aparece nele assim:

const meuInput = document.querySelector('[data-form-input]');

meuInput.value = "Candido Luiz";

Dessa forma, eu faço com que esteja escrito Candido Luiz dentro do input. Se por algum motivo desejarmos apagar esse valor, fazemos:

meuInput.value = " ";

Ou seja, estamos dizendo que o valor do input é algo vazio, sem nenhum texto ou valor.