Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Sobre imagens utilizadas

Uma dúvida. Na aula o professor desenvolveu dois posts conforme abaixo.!Uma dúvida. Na aula o professor desenvolveu dois posts conforme abaixo.

primeiraimagem
segundaimagem

A partir delas desenvolvi dois modelos seguindo conceitos iguais , mas layouts e processo criativo diferente. *A minha dúvida é: 1) O projeto realizado na aula e as imagens podem ser utilizadas podem ser colocadas no meu portfólio digital?No instagram como projeto acadêmico * Pergunto porque em um outro fórum, recebi um posicionamento para verificar se a imagem de IA está disponível sem restrição. Algo neste sentido. Não localizei estas imagens no material de aula . Então pedi para IA gerar exatamente igual.

2) Como posso examinar uma imagem de IA? Se ela pode ser usada sem restrição a direitos autorais? Sempre escutei que imagens por IA são construídas por meio de algoritmos. Pensei que não tivesse risco.

3) E se for imagem de IA preciso colocar alguma observação no post quando eu compartilhar? Obrigada desde já.

imagemaluno1

imagemaluno2

2 respostas
solução!

Olá, Paula, como vai?

Sobre usar as artes desenvolvidas em aula no seu portfólio, isso é tranquilo, já que você está reproduzindo um exercício de estudo e não vendendo ou distribuindo comercialmente a peça, mas vale sempre indicar no post que se trata de um projeto acadêmico ou de treino, feito a partir de um exercício de curso, para deixar claro o contexto pra quem visualizar.

Sobre identificar se uma imagem de IA pode ser usada sem restrições, o mais importante é consultar a licença da plataforma que a gerou e entender se ela permite uso pessoal, comercial ou em portfólios. Embora as imagens sejam produzidas por algoritmos, isso não elimina totalmente as questões relacionadas a direitos autorais e uso de conteúdo. Sempre que possível, também é interessante evitar gerar imagens que reproduzam de forma muito fiel obras, personagens ou estilos protegidos.

Quanto à divulgação, indicar que a imagem foi criada com auxílio de inteligência artificial não costuma ser uma obrigação legal na maioria dos casos, mas é uma prática bastante transparente e profissional. Isso demonstra honestidade sobre o processo criativo e ajuda quem visualizar o projeto a entender quais ferramentas foram utilizadas durante o desenvolvimento.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Obrigada pelos esclarecimentos.