Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
8
respostas

Dúvida sobre id e domínio

Oi Sérgio. Sou iniciante e fiquei com dúvida sobre o id e o domínio. O que são exatamente essas coisas? O que é preciso fazer para obtê-las? Obrigado Renato

8 respostas
solução!

Olá.

O id é o identificador único da aplicação. Cada aplicação tem que ter um id único para representa-lá. E o domínio é o valor para esse ID.

Se tiver outra aplicação com o mesmo ID, a loja de aplicativos, como a Google Play e a App Store não vai deixar você publicar sua app lá, pois alguem já usou esse domínio para esse id.

Valeu Sérgio. Mas como funciona isso? Posso inventar qualquer nome? Como saber que é único? Tenho que ter um domínio? Como fazer isso?

Oi.

Você pode inventar qualquer nome. Para testar se o nome é único ou não eu desconheço essa ferramenta. Geralmente a gente coloca o domínio da empresa do software, de trás pra frente.

Por exemplo: A gente está fazendo um app aqui para Alura. Nosso domínio aqui é: ```alura.com.br````

Daí a gente colocar esse domínio de trás pra frente e acrescenta o nome da app no final. Ficaria assim, um exemplo: ```br.com.alura.minhaAplicacao````

Nada impede de eu colocar o id da aplicação com o meu nome, mas não é o padrão.

Lázaro, eu não tenho um domínio. É preciso ter um para lançar um aplicativo na loja?

Oi.

Não é preciso você comprar um domínio não. Você inventar um id qualquer.

OK valeu!

Aqui no exercício não precisa. Mas e na vida real. Se eu quiser lançar um aplicativo na Play tenho que ter um domínio? Valeu

Oi, não você continua sem precisar registrar domínio. O id é na verdade um texto livre, e como padrão para não se repetir, os desenvolvedores adotaram uma convenção que já funciona muito bem no universo do Java para tratamento e organização de pacotes/classes que baseia-se nesta ideia de usar o domínio de trás pra frente, com o nome da aplicação e a distribuição das segmentações internas após.

Usar o domínio é apenas uma convenção e não é obrigatorio

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software