1
resposta

Dúvida sobre HPA

Na questão "Definindo HPAs", a resposta correta diz que o HPA visa manter o consumo médio mais próximo do valor declarado no yaml. Porém, aparentemente o funcionamento do HPA no video mostra que o objetivo dele é manter o consumo médio apenas abaixo ou igual ao threshold. Quando o valor do consumo médio é menor que o limiar, o HPA não atua aumentando a utilização de recurso dos pods(creio eu). Podem me ajudar com isso?

1 resposta

Olá, Pedro. Tudo bem?

O autoscaling é definido com base no limite máximo de uso do recurso. Então ele mantém o consumo médio mais próximo do limiar definido no sentido de evitar que aquele máximo pensado seja atingido. Se começar a ultrapassar, outro pod entra em ação, voltando ao limiar desejado por pod. Quando o consumo diminui, o pod criado para dividir o trabalho pode ser destruído.

O recurso é utilizado pelos processos que são executados naquele momento, então se os processos em execução não estiverem consumindo, não há porque manter o uso. Se você quiser forçar que isso aconteça, até existem meios, mas não faz sentido forçar o consumo de CPU, por exemplo, de forma desnecessária.

Espero ter ajudado.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software