Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Dúvida sobre "História do usuário"

Boa noite!

Tenho uma dúvida em relação a essa aula. Pelo que entendi, a "História do usuário" é apresentada de duas maneiras, primeiramente como um método de organização e agilidade que pode ser usada de várias formas (achei muito bom o exemplo que deram dentro da própria Alura, deu pra entender bem).

A outra parte que me confundiu um pouco. Ela também é usada antes/durante o processo de criação do aplicativo? Criando situações hipotéticas em que o usuário pode sofrer necessidades ou problemas, ou então ele é usado depois que o aplicativo está pronto? Eu não entendi bem de onde se tiram as informações de "para; eu, como e quero", no caso da atividade proposta, é pra ser algo inventado, prevendo possíveis problemas, correto?

Espero que minha dúvida esteja clara, agradeço desde já!

1 resposta
solução!

Oi Gabriel, tudo bem?

Histórias do usuário são utilizadas durante o processo de desenvolvimento do aplicativo. Principalmente depois do desenvolvimento de uma funcionalidade para ficar documentado o que ela faz e baseado em quem (persona) determinada funcionalidade foi criada.

As situações são criadas baseadas no contexto de uso das personas e por isso são chamadas de histórias do usuário.

Então por exemplo, baseado no seu caso da biblioteca (que era o aplicativo que você estava criando, certo?). Vamos supor que sua persona esqueceu a data de entrega de um livro, porque ela é muito esquecida. Esse esquecimento dela pode gerar muitas histórias. EX:

  • Para que eu não esqueça mais de entregar um livro
  • Eu, PersonaX, que sou muito esquecida e aluna da faculdade
  • Preciso que seja adicionado um lembrete no meu calendário para que eu lembre da entrega do livro.

A ideia é que a solução para aquela persona seja baseada nos comportamentos e necessidades dela. Se a persona não usa celular, como daríamos o lembrete? Se a persona não é da faculdade, como vamos avisa-la?

Uma história gera vários questionamentos para que depois, baseada nelas sejam criadas as funcionalidades para a aplicação. Cada história descreve um problema ou necessidade da persona, mas não descreve a funcionalidade em si. Entendeu a diferença? Como eu vou solucionar aquela história, daí será explorado com a equipe de desenvolvimento, gerentes do projeto, etc.

Respondi sua dúvida?

Abraços!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software