1
resposta

Dúvida sobre Generating application state

No vídeo 04 - Guideline de boas práticas, do capítulo 05. AJAX e boas práticas, a partir do minuto 3:28, o instrutor discute sobre a recomendação Generating application state do Selenium. Na documentação, é dito o Selenium não deve ser usado para preparar o cenário de teste, e que eliminar algumas etapas do teste, como logging, melhora sua rapidez e estabilidade. A recomendação é que devam ser criadas outras maneiras de preparar os cenários de teste, usando APIs, por exemplo. No vídeo, é dito que essa prática foi seguida, pois o processo de login foi feito em todo teste utilizando Selenium. Porém, isso não é justamente o contrário que a documentação descreve? Me parece que a recomendação Avoid sharing state foi seguida utilizando o Selenium, mas que o ideal serial utilizar outras maneiras de fazer o login antes de rodar cada teste.

Obrigado desde já!

1 resposta

Oi Gabriel,

Sim, você tem razão. Do jeito que foi feito no código, acabou ferindo essa boa prática.

Mas aqui vai um ponto de discussão, que envolve vantagens e desvantagens. Ao seguir essa prática recomendada pelo Selenium teremos ganhos de performance, conforme mencionado no site, porém o teste deixa de ser "realista", pois se existe um problema na tela de login, o teste vai passar de qualquer forma, já que ele estará "burlando" a tela de login.

É uma discussão que não tem certo ou errado, apenas vantagens e desvantagens de cada escolha, e vale discutir com o time qual abordagem faz mais sentido :)

Bons estudos!