Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Dúvida sobre funções e o que elas podem alterar

Por que a função desenhaCirculo pôde fazer alterações na variável que estava fora dela ? Não seria necessário receber a variável raio como parâmetro para que ela pudesse fazer alterações e um return para que ela retornasse o valor da variável após a modificação ? Sendo recebido por uma nova variável, por exemplo, raioAtual?

Estou tendo aulas de c++, e confundo um pouco a sintaxe de js e c++, mas fiquei realmente confuso quanto a possibilidade de uma função alterar uma variável que está fora dela.

Offtopic: é valido estudar c visando as aulas de c++ que estou tendo ? porque não vi cursos de c++ aqui na alura.

3 respostas
solução!

Oi Lucas, o que você disse é verdade, mas é uma maneira de se fazer. No entanto, qualquer variável declarada fora de uma função faz parte do escopo global e cada função, mesmo não recebendo a variável como parâmetro pode modificá-la.

Esse esclarecimento foi suficiente? Se não, me avise.

Opa Lucas,

Sobre a sua segunda dúvida, vale muito a pena estudar C sim. Vai te ajudar bastante com C++.

O esclarecimento foi o suficiente sim, muito obrigado :)

Imaginei que a variável poderia ser modificada por estar no escopo global, mas a parte da função não receber nada como parâmetro estava me deixando confuso, então achei melhor perguntar.

E já que C vai me ajudar em C++, começarei alguma carreira ou curso aqui no Alura que tenha C.

Agradeço pelas duas respostas, foram de grande ajuda.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software