1
resposta

Dúvida sobre fluxo do usuário

Uma dúvida recorrente que me surge ao fazer fluxos de usuário é como representar quando usuário tem dois caminhos a seguir que não representam necessariamente uma pergunta de sim ou não. Exemplo: usuário acessa tela inicial e ele tem opção de carregar arquivo ou de ver detalhes de um arquivo que ele já enviou.

1 resposta

Oi Amanda,

Seguindo o seu exemplo, se a pessoa tiver que optar carregar um arquivo ou ver o que ela enviou, você pode colocar como uma bifurcação. Colocando uma identificação de que ela pode seguir pelo outro caminho (ida e volta nas flechas, por exemplo).

A forma do losango visualmente não serve apenas para representar a informação de sim ou não. Mas para representar que a pessoa tem uma decisão para realizar.

Supondo que as ações são independentes e podem ou não ser realizadas, eu sugiro você colocar como "Vou seguir esse caminho se eu quero carregar arquivos" e "Vou seguir esse caminho se quiser ver um arquivo". Assim da bifurcação você pode seguir caminhos independentes.

Eu colocaria a volta ao começo, para seguir um outro caminho ou poder fechar uma atividade.

Eu não sei a complexidade da tela que você está desenhando, mas cuidado para não ficar algo gigante. Para você não se perder nos objetivos e narrativas de ações, ok?

Espero ter ajudado.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software