Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Dúvida sobre exclusão de arquivos e histórico

Olá Pessoal!

Estou começando agora a utilizar o GitHub e estou com uma dúvida com relação à exclusão de arquivos. Para facilitar o entendimento vou explicar desde o início o meu problema.

Tenho um pequeno projeto pessoal desenvolvido em PHP e coloquei-o no GitHub essa semana, mas ocorreu que enviei junto o arquivo de configuração com os dados de usuário e senha da base de dados no servidor web.

Logo em seguida apaguei o arquivo da minha pasta local e fiz um commit para sincronizar com o repositório no GitHub. O arquivo de configuração foi realmente excluído da última versão projeto. No entanto, é possível ainda visualizar esse arquivo no histórico de alterações.

Se entendi corretamente a finalidade do GitHub faz todo o sentido manter este arquivo no histórico e isso me leva crer que o comando “git rm” serve apenas para excluir o arquivo da última versão do projeto.

Estou certo em pensar dessa forma?

Se estou, o que poderia ser feito então neste meu caso que preciso apagar o arquivo de configuração que enviei por engano?

Desde já agradeço,

Júnior Gonçalves

1 resposta
solução!

Opa Júnior, tudo bem? Na verdade, isso não é uma característica do GitHub em si, mas sim do Git mesmo. O git rm vai remover o arquivo da versão atual, mas ainda vai contar lá no histórico. Se fizer um checkout na versão anterior, você vai ver o arquivo novamente.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software