1
resposta

Dúvida sobre eventos de mudança de rota

Vi que a partir do Next13 a função events foi removida do hook useRouter, eu utilizava ela para monitorar a mudança de rota e exibir uma animação de loading, gostaria de saber como continuar fazendo isso nessa nova versão, pois quando há mudança de rotas há um delay.

Obs: Sei que na nova versão há o loading.tsx, que é um carregamento 'dentro' do arquivo que você quer renderizar, geralmente usado quado o arquivo ainda não terminou de ser montado completamente, mas o meu objetivo é exibir uma animação quando é feita uma mudança de rota.

1 resposta

Olá Jose!

No Next.js 13, a função events foi removida do hook useRoute e não há um substituto direto com a mesma funcionalidade, digamos assim.

Você pode monitorar manualmente as mudanças de rota usando o hook useEffect. Você também pode adotar uma abordagem com loading.tsx em conjunto com um estado global ou contexto que controle a exibição da animação de carregamento. Embora o loading.tsx seja primariamente usado para renderização condicional durante carregamentos de página, você pode adaptá-lo para ser ativado durante mudanças de rota.

Buscando por soluções deixo algumas discussões sobre o tema que pode lhe guiar:

Espero ter ajudado e Reforço que em casos de dúvidas, conte sempre com o fórum da comunidade Alura! Bons estudos!

Sucesso

Um grande abraço e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!