Alex,
Eles não perdem o ponto. Vão ser contabilizados quando a história for entregue.
Pense o seguinte, se estimou em 13 pontos. Ele não conseguiu terminar uma parte. Aquela parte que falta ainda está dentro do que foi pensando para as 13. Não tem motivo para ser re-estimado e adicionar mais pontos. Ele vai entrar na próxima sprint e pode falar que entrou 13 pontos.
Não sei se entendi bem, mas se um história tem 13 pontos de fato. Ela será contabilizada como 13 pontos entregues quando for entregue. Não pode diminuir para dois, porque o time fez parte em uma sprint e parte em outra.
Isso pode gerar outras disfunções, como o PO, po essa história tem 2 pontos, agora outra mais simpes tem 5?
Em relação a reclamação do time, é justamente para isso. "Forçe" o time a terminar mais e não ficar começando um monte de coisa. Além disso, ajuda a unir o time com foco na sprint.
Na retrospectiva converse e tente entender porque não terminou dentro da sprint. Os pontos que precisam ser questionados:
1) Pq o time não viu que aquela história não seria finalizada?
2) Pq as reuniões diárias não apontou para esse risco?
3) Pq nenhuma outra pessoa ajudou a finalizar a história?
4) O time não está pegando coisa além da capacidade na planning?
5) A história não poderia ter sido fatiada pelo P.O?
6) O time não poderia ter pensando em uma solução melhor que atendesse a história dentro do tempo da sprint?
Como você disse que "o time vivia uma outra realidade de pontuação, que não estava refletindo a verdade, então eu estou mudando, porém existe umas resistências.", é normal essas inconsistência. Vá usando isso, para gerar essa conversa e ciclo de melhoria até ajudar e sua capacidade ser bem confiável.
Se sua dúvida foi esclarecida lembre de marcar como solução a resposta que te ajudou. Se não, só mandar.
Se quiser jogue os outros problemas aqui no fórum ou me procura no linkedin. www.linkedin.com/in/julianogranadeiro