Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] sobre essa forma de fazer menu e boas práticas

Muito legal essa forma de criar um menu que aparece e some respondendo ao clique sem Javascript, tambem achei interessante e bem útil essa forma de seletor (~) são combinadores, nunca tinha usado. dessa forma, corrijam-me se eu estiver errado, mas criamos uma extrutura de condição dentro da nossa folha de estilo. dito isso eu me pergunto, levando em conta as boas práticas, é melhor eu usar essa estrutura no meus projetos, ou fazer isso via Javascript?

obs: o Curso está maravilhoso, a didática da Mônica Mazzochi é muito boa!

1 resposta
solução!

Oi, Geraldo, tudo bem?

Fico feliz em saber que você está gostando do conteúdo e da didática do curso.

A respeito da sua dúvida, a escolha entre usar CSS ou JavaScript para criar interações depende muito do contexto do projeto e das suas necessidades.

Neste caso específico, a criação de um menu que aparece e some com o clique, usando apenas CSS, é uma solução bastante eficiente. Isso porque o CSS é mais leve e rápido para o navegador processar do que o JavaScript e como teríamos apenas efeitos simples, é uma forma rápida de resolver essa funcionalidade. No entanto, o JavaScript oferece muito mais possibilidades de interação e controle sobre o comportamento do menu.

Em termos de boas práticas, ambas as abordagens são válidas e têm seus prós e contras. A escolha entre uma ou outra deve levar em conta as necessidades específicas do seu projeto, a experiência do usuário que você deseja proporcionar, e também a sua preferência pessoal como desenvolvedor.

Espero ter ajudado. Caso tenha dúvidas, conte com o fórum. Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!