Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Duvida sobre Escuta ativa

como podemos lidar com as situações em que estamos conversando com uma pessoa sobre algo que é importante e a pessoa não utiliza da escuta ativa ? estou tendo muita dificuldade com isso por meu temperamento é "pavio curto" se eu vejo que a pessoa com qual estou falando não esta prestando muita atenção eu nem termino o que estou falando, largo mão e deixo a pessoa fazendo o que é mais importante. Qual tipo de atitude poderíamos tomar nessa situação ?

1 resposta
solução!

Olá, Jheniffer!

Entendo que lidar com situações em que a pessoa não utiliza a escuta ativa pode ser desafiador, no entanto, é importante lembrar que cada indivíduo tem seu próprio estilo de comunicação e nem sempre podemos controlar como os outros nos ouvem.

Uma atitude que você poderia tomar nessa situação é se colocar no lugar da outra pessoa e tentar entender o motivo pelo qual ela não está prestando atenção. Talvez ela esteja distraída, ocupada ou simplesmente não tenha desenvolvido a habilidade da escuta ativa. Ao invés de abandonar a conversa, você pode tentar abordar o assunto de uma forma diferente, buscando captar a atenção dela.

Uma estratégia eficaz é utilizar a escuta ativa você mesma, demonstrando interesse genuíno pelo que a outra pessoa tem a dizer. Faça perguntas sobre o que ela acabou de falar, mostre que você está prestando atenção e tente estabelecer uma conexão. Isso pode ajudar a criar um ambiente mais propício para uma comunicação efetiva.

Além disso, preste atenção à sua própria linguagem corporal e expressões faciais durante a conversa. Se você demonstrar impaciência ou irritação, isso pode afetar negativamente a interação. Tente manter uma postura aberta e receptiva, mesmo que a outra pessoa não esteja agindo da mesma forma.

Lembre-se de que cada interação é uma oportunidade de aprendizado e crescimento. Nem sempre teremos controle sobre como os outros nos ouvem, mas podemos controlar nossa própria reação e forma de se comunicar. Pratique a empatia e a paciência, e aos poucos você poderá desenvolver melhores habilidades de lidar com essas situações.

Bons estudos!

Jheniffer, se essa resposta te ajudou, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software