3
respostas

Dúvida sobre escrita de função

Como eu faria para achar o número da matrícula do aluno através do nome? Tentei digitar =PROCV(F2;$A$2:$C$149;1;FALSO) mas não deu certo e estou confusa.

3 respostas

Oi Márcia, Tudo bem?

Primeiro, sua lista de aluno matriz precisará ter o nome do aluno à esquerda de todas as outras informações para que o PROCV funcione.

Vamos imaginar sua planilha com o nome dos alunos na coluna A e a matricula na coluna B.

Na outra planilha você tem a célula D2 reservada para colocar o nome do aluno. Na célula E2 você digita: =PROCV(D2;A:B;2;0)

O número 2 da fórmula representa qual é a coluna que você quer de retorno, da mesma linha em que o D2 for encontrado na matriz.

O número 0 é igual ao FALSO.

Então para dar certo, a minha coluna de valor de referência precisa ser a primeira? Se quero procurar o nome, ela precisa ser a primeira coluna? Só assim pra fórmula funcionar ou tem alguma forma dela ser a terceira a coluna e eu achar mesmo assim o número da matrícula?

Marcia,

Sua referência pode estar na terceira coluna sim mas para o PROCV funcionar o que vc procura precisa estar da quarta coluna pra cima.

A função PROCV faz a procura da esquerda para a direita. Essa é a regra.

Caso você queira realizar pesquisas para qualquer lado, procura sobre ÍNDICE combinado com CORRESP. A função ficará complexa mas irá te retornar resultados da direita para a esquerda também. Aí não precisaria alterar a disposição dos dados na sua planilha matriz.