Como eu faria para achar o número da matrícula do aluno através do nome? Tentei digitar =PROCV(F2;$A$2:$C$149;1;FALSO) mas não deu certo e estou confusa.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Como eu faria para achar o número da matrícula do aluno através do nome? Tentei digitar =PROCV(F2;$A$2:$C$149;1;FALSO) mas não deu certo e estou confusa.
Oi Márcia, Tudo bem?
Primeiro, sua lista de aluno matriz precisará ter o nome do aluno à esquerda de todas as outras informações para que o PROCV funcione.
Vamos imaginar sua planilha com o nome dos alunos na coluna A e a matricula na coluna B.
Na outra planilha você tem a célula D2 reservada para colocar o nome do aluno. Na célula E2 você digita: =PROCV(D2;A:B;2;0)
O número 2 da fórmula representa qual é a coluna que você quer de retorno, da mesma linha em que o D2 for encontrado na matriz.
O número 0 é igual ao FALSO.
Então para dar certo, a minha coluna de valor de referência precisa ser a primeira? Se quero procurar o nome, ela precisa ser a primeira coluna? Só assim pra fórmula funcionar ou tem alguma forma dela ser a terceira a coluna e eu achar mesmo assim o número da matrícula?
Marcia,
Sua referência pode estar na terceira coluna sim mas para o PROCV funcionar o que vc procura precisa estar da quarta coluna pra cima.
A função PROCV faz a procura da esquerda para a direita. Essa é a regra.
Caso você queira realizar pesquisas para qualquer lado, procura sobre ÍNDICE combinado com CORRESP. A função ficará complexa mas irá te retornar resultados da direita para a esquerda também. Aí não precisaria alterar a disposição dos dados na sua planilha matriz.