1
resposta

Duvida sobre escrever uma aplicação

Olá, espero que quem for me responder esteja beem ! ^^

Na aula 1 do video "A plataforma JAVA" tem uma parte da explicação que está escrito assim: "O Java nasceu com um propósito, mas acabou se fortalecendo em server-side, pois quando escrevemos uma aplicação, um site web ou sistema grande, não queremos ficar dependendo de diferentes sistemas operacionais, em implantações e deploys.

Eu deixei em negrito o que ficou vago, o que o fato do Java ter se fortalecido em Server-side representa ele não ficar dependete de algo , que nesse caso seria o sistema operacional ( como seria esse ficar dependendo do sistema operacional?) nas implementações e deploys.. Gostaria de pontuar que não entendo como funciona o processo de implementações e deploys. (talvez minha dúvida seja por isso) Quando se fala de depender o que isso quer dizer exatamente ? Eu imagino que a aplicação precise de alguma ferramenta para que a mesma seja processada , mesmo não tendo ideia que ferramenta seria essa kkk

Outro ponto :

Essa parte também faz parte da mesma aula -* O Java traz liberdade, quebrando nossa dependência em relação às versões de sistema operacional e navegadores. Empresas grandes, como bancos e o governo, não querem ficar engessados - o que é conhecido por Vendor lock-in. O que isso quer dizer? Como ele quebra essa dependencia com as versões do sistema operacional e navegadores? E pq caso não seja quebrado essa dependecia significa que a empresa vai ficar engesada??

Desde já agradeço a atenção ^^

1 resposta

Oie Mayara, tudo bem contigo?

Respondendo suas perguntas:

"pois quando escrevemos uma aplicação, um site web ou sistema grande, não queremos ficar dependendo de diferentes sistemas operacionais, em implantações e deploys."

R: A frase acima, de maneira"superficial" quer dizer que não importa o sistema operacional o java por conta da máquina virtual o mesmo código funcionaria tanto em windows, quanto em linux ou mac. Porque antes do java, se você quisesse desenvolver o mesmo programa para diversos sistemas operacionais, você teria que programar sua aplicação novamente nas linguagens de programação que cada uma delas aceita.

"Como ele quebra essa dependencia com as versões do sistema operacional e navegadores?"

R: A resposta disso é muito parecido com a de cima, por conta da máquina virtual não importa se a sua versão do windows é antiga ou não, o programa feito em java funcionará da mesma maneira. Quanto ao engessamento, a empresa não teria que ficar presa em certa versão do windows, mac ou linux para a aplicação continuar funcionando, bastaria ela ter a máquina virtual.

Muitas da coisas citadas nessa aula você irá entendo a medida que você se aprofunda nos estudos em java e na programação no geral, por isso não precisa ter pressa!

Espero ter conseguido ajudar!

Se precisar de mais alguma coisa é só mandar mensagem por aqui :)