Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Dúvida sobre erros em caracteres na hora de execução

Quando compilo e executo meu programa tenho alguns problemas com caracteres. Parace que o charset não se encontra em UTF-8, e isso gera alguns problemas com caracteres, como a cedilha ou o til. Como resolver isso ?

*Essa é a saída do programa em C

Bem vindo ao nosso jogo de advinhação
1 resposta
solução!

Olá, Thiago! Tudo bem?

Geralmente, alguns editores aceitam apenas incluir a biblioteca locale.h e uma linha no nosso programa assim setlocale (LC_ALL, "portuguese");. Um exemplo de aplicação segue abaixo:

#include <stdio.h>
#include <locale.h>

int main()
{
  setlocale (LC_ALL, "portuguese");

  printf("Olá mundo\n\n");

  return 0;
}

Caso esteja utilizando o Visual Studio Code, precisamos de mais algumas configurações. Se esse for o caso, deixo os outros passos que precisamos seguir abaixo. Caso esteja usando outro editor, posso ajudar com outro tutorial.

No seu teclado você irá pressionar Ctrl+Shift+P. A seguinte tela irá aparecer:

Imagem do Visual Studio Code com tela que aparece quando digitamos Ctrl+Shift+P com destaque em vermelho Digite "Alterar Codificação do Arquivo" (em inglês será "Change File Encoding"): Imagem do Visual Studio Code com a opção Alterar Codificação do Arquivo com destaque em vermelho Após clique em "Salvar com Codificação" (em inglês "Save with Encoding") Imagem do Visual Studio Code com a opção Salvar com Codificação com destaque em vermelho

Depois clique em "Westem (ISO 8859-1)" Imagem do Visual Studio Code com a opção Westem (ISO 8859-1) com destaque em vermelhoCom isso conseguimos fazer com que os caracteres apareçam da forma correta.

Espero ter ajudado :)

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software