1
resposta

Duvida sobre Entities

Gostaria de saber se o watson consegue pegar mais de uma entities na mesma frase, exemplo: "Eu gostaria de comprar um celular, um tablet e um smartwatch". O watson consegue identificar e guardar essas 3 entities "celular", "tablet" e "smartwatch"?

1 resposta

Oii Roberta, como você está? Espero que esteja bem ^-^

Peço desculpas pela demora em obter um retorno.

É possível sim, mas para isso teremos que criar uma entidade para cada produto alvo e utilizar o recurso dos slots, como demonstrado na Reduzindo os nós. Dessa forma, conseguiremos salvar o valor em cada variável para uso posterior.

Então, supondo que temos o seguinte diálogo:

  • Bot: Oi, como posso te ajudar?

  • Pessoa: Eu gostaria de comprar um celular, um tablet e um smartwatch

  • Bot: Ok, muito obrigado por demonstrar seu interesse

  • Pessoa: Valeu!

E temos também as seguintes entidades criadas: produto1, produto2, produto3, onde os valores são respectivamente: celular, tablet , smartwatch. Além disso, uma intenção chamada compra-produto-tecnologico, que possui frases como:

  • Eu gostaria de comprar um celular

  • Eu gostaria de comprar um celular e um smartwatch

  • Eu gostaria de comprar um celular, um tablet

  • Eu gostaria de comprar um celular, um tablet e um smartwatch

  • Eu gostaria de comprar um smartwatch

  • Eu gostaria de comprar um tablet

A estrutura dos nós ficará da seguinte forma: Bem-vindo, Interesse produto, Agradecimento e Em outros casos, como mostro abaixo:

Imagem com fundo branco que mostra ao centro a estrutura de nós do diálogo, onde temos 4 nós pai, onde são respectivamente: Bem-vindo, Interesse produto, Agradecimento e Em outros casos

No nó de Tipos produtos, devemos clicar em Customize e habilitar a primeira opção Slots e clique em Apply para que os slots fiquem disponíveis para uso. E após isso, em Check For adicione a entidade e adicione também um nome para o qual deseja salvar a variável, como mostro abaixo:

Imagem com funco branco onde em check for tem cada entidade: produto1, produto2, produto3 e para cada uma delas, em save it as possui um nome para salvar os valores das entidades: $produto_1,$produto_2,$produto_3. Em If assistant recognizes está a intenção #compra-produto-tecnologico

Caso queira mostrar os produtos escolhidos após a mensagem da pessoa, basta digitar em Assistant responds o nome dos slots que configurou, exemplo:

O produto escolhido foi: $produto_1 $produto_2 $produto_3

Deixo abaixo um exemplo em formato gif do funcionamento:

Gif com fundo preto que mostra a interação da pessoa com o bot, dizendo que deseja comprar um celular, um tablet e um smartwatch e o bot consegue identificar e salvar as variáveis

Lembrando que é um exemplo bem simples, apenas para demonstrar a possibilidade de efetuar o que você deseja, então não há grandes complexidades em relação a indicar um produto ao cliente mediante escolha. Reforço também a importância de assistir a aula Reduzindo os nós, onde é tratado sobre os slots na IBM Watson.

Qualquer dúvida fico à disposição.

Grande abraço e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software