Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

duvida sobre encontrar o arquivo "servidor "

Alguém pode explicar essa parte melhor por gentileza:

" Depois do Node.js ter sido instalado, dentro da pasta do projeto alura-typer que você descompactou anteriormente, você deve encontrar a pasta servidor, navegue até ela e dentro dela execute o comando:"

Estou tendo dificuldades,

como eu faço essa instalação do node dentro da pasta alura-typer?

onde devo procurar o arquivo servidor, no cmd , no node...? Estou vendo no fórum que várias pessoas tiveram essa dificuldade, mas as respostas não estão muito claras...

5 respostas

Oi, Rogers, tudo bem?

O primeiro passo é ter o Node instalado na máquina:

Você já fez a instalação do Node, certo? Caso não, aqui tem um passo a passo de como baixar o Node.

Você baixou o servidor que será usado para utilizar outras frases? Caso não, pode baixar nesse link aqui

Se você estiver utilizando o VSCode, ele tem um terminal integrado. No menu superior, tem a opção Terminal, clique nela e terá outras opções, uma delas é New Terminal, clique e abrirá na parte inferior uma terminal que será aberto na pasta da Alura Typer.

Para acessar a pasta do servidor, você precisará utilizar o comando cd que ajuda a navegar nas pastas, cd servidor. Quando estiver dentro da pasta, rode o comando npm install para baixar as dependências e assim que acabar de fazer a instalação, rode o comando npm start para subir o servidor e, assim, ṕodemos acessar as frases pelo link: http://localhost:3000/frases.

Recapitulando:

  • Baixar o Node na máquina.
  • Colocar a pasta do servidor dentro da pasta da alura-typer
  • Navegar até a pasta do servidor com o comando cd servidor
  • Rodar o comando npm install
  • Logo depois rodar o comando npm start

Para ilustrar tirei prints do meu teste desde a nevagação até a pasta servidor até subir o servidor: https://imgur.com/a/mNgT3cw

Se ficou alguma dúvida é só falar!

Oi Laís! Td bem?

Eu estou usando Sublime text 3

Já tinha instalado o node na maquina, quando eu baixei a pasta do link que você postou, ela já vem com o nome de jquery-parte-2-cap e dentro dessa pasta uma pasta Alura-typer e dentro de Alura-typer a pasta servidor, é essa que você se refere?

Eu só consegui executar o comando no prompt de comando do windous. Ao tentar executar o comando cd servidor dá uma mensagem : C:\Users\Luzia Camila>cd servidor O sistema não pode encontrar o caminho especificado.

E ao executar npm install dá a seguinte mensagem:

C:\Users\Luzia Camila>npm install npm WARN saveError ENOENT: no such file or directory, open 'C:\Users\Luzia Camila\package.json' npm notice created a lockfile as package-lock.json. You should commit this file. npm WARN enoent ENOENT: no such file or directory, open 'C:\Users\Luzia Camila\package.json' npm WARN Luzia Camila No description npm WARN Luzia Camila No repository field. npm WARN Luzia Camila No README data npm WARN Luzia Camila No license field.

up to date in 9.546s found 0 vulnerabilities

Ao executar o comando npm start, dáa mensagem:

C:\Users\Luzia Camila>npm start npm ERR! code ENOENT npm ERR! syscall open npm ERR! path C:\Users\Luzia Camila\package.json npm ERR! errno -4058 npm ERR! enoent ENOENT: no such file or directory, open 'C:\Users\Luzia Camila\package.json' npm ERR! enoent This is related to npm not being able to find a file. npm ERR! enoent

npm ERR! A complete log of this run can be found in: npm ERR! C:\Users\Luzia Camila\AppData\Roaming\npm-cache_logs\2020-09-02T15_53_31_928Z-debug.log

C:\Users\Luzia Camila>

insira seu código aqui
solução!

Oi, Rogers, tudo bem?

Pelo que vejo do seu log você não está na pasta alura-typer do projete que está nesse link. Você precisar estar dentro da pasta do projeto como no print que te passei mais acima.

Como você não está no VSCode. Abra a o cmd do Windows, e navegue com o comando cd até onde você descompartou o projeto. Por exemplo, se foi na pasta Documents:

cd Documents

E depois:

cd alura-typer

Para utilizar o projeto você precisar estar dentro da pasta do projeto. Uma vez dentro da pasta do projeto alura-typer, navegue até a pasta servidor, dessa forma:

cd servidor

E quando estiver dentro da pasta servidor você primeiro roda o comando npm install para baixar as dependências e so depois o npm start para subir o servidor.

Olá Laís! obrigado pela ajuda! Agora segui os passos e deu certo!

insira seu código aqui

Estava com o mesmo problema, obrigado Laís :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software