Bom dia!!
Estou com dificuldade no curso de Django, na hora de instalar o ambiente virtual. só dar erro.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Bom dia!!
Estou com dificuldade no curso de Django, na hora de instalar o ambiente virtual. só dar erro.
Oii Raul, tudo bem?
Se você está recebendo o erro "python não encontrado" ao tentar criar um ambiente virtual usando o venv no Python 3, pode ser devido a algumas razões:
Python não está instalado: Verifique se o Python 3 está instalado corretamente no seu sistema. Você pode fazer isso executando o comando python3 --version no seu terminal para verificar a versão do Python instalada. Se não estiver instalado, você precisará instalá-lo antes de criar o ambiente virtual.
Variável de ambiente PATH não configurada corretamente: Se você instalou o Python 3, mas ainda está recebendo o erro, pode ser porque a variável de ambiente PATH não foi configurada corretamente. A variável de ambiente PATH informa ao sistema operacional onde procurar por executáveis. Certifique-se de que o caminho para a pasta de instalação do Python esteja incluído na variável PATH.
No Windows: Abra as configurações do sistema e vá para as propriedades avançadas do sistema. Clique em "Variáveis de ambiente" e encontre a variável PATH. Verifique se o caminho para a pasta de instalação do Python (normalmente C:\Python3X, onde X é a versão) está incluído.
No macOS e Linux: Verifique o arquivo .bashrc ou .bash_profile no seu diretório pessoal (~) e veja se o caminho para a pasta de instalação do Python está definido corretamente. Você pode adicionar o seguinte comando ao arquivo correspondente:
export PATH="/usr/local/bin/python3:$PATH"
Após verificar esses pontos, tente criar novamente o ambiente virtual usando o venv. Se o problema persistir, pode ser necessário revisar a instalação do Python em seu sistema ou buscar suporte adicional para solucionar o problema específico do seu ambiente.
Outro ponto a se testar é se o seu computador possui apenas o Python 3 instalado, mas não reconhece o comando python3, você pode tentar executar o comando python em vez de python3. Em alguns sistemas, o comando python é mapeado automaticamente para a versão mais recente do Python 3. Então tente:
python --version
E se reconhecer você pode tentar:
python -m venv ./venv
E verifique se foi possível fazer a criação de sua venv. Se quiser, pode me retornar aqui que tentamos verificar outras opções :) Se der certo e você deseja especificamente usar o comando python3, mesmo que o python seja mapeado para o Python 3, você pode criar um alias para o comando python3. Um alias permite que você atribua um nome alternativo a um comando.
Em caso de dúvidas, me coloco à disposição.
Grande abraço e bons estudos!