1
resposta

Dúvida sobre diretiva

Sempre que eu quiser fazer uma validação como foi feita no campo da idade, devo utilizar uma diretiva validadora?

Além disso, como posso saber quando devo usar uma diretiva validadora ou não?!

1 resposta

Olá, Wellington!

Ótima pergunta! Quando você precisa fazer uma validação personalizada em um campo, como no exemplo da idade, utilizar uma diretiva validadora é uma opção muito válida. As diretivas validadoras permitem que você crie regras específicas de validação e as aplique aos campos do formulário.

No entanto, nem sempre é necessário utilizar uma diretiva validadora. O Angular já possui um conjunto de validações pré-definidas que podem ser aplicadas diretamente nos campos do formulário, como required, minLength, maxLength, entre outras. Essas validações pré-definidas são suficientes para a maioria dos casos.

A decisão de usar uma diretiva validadora personalizada ou uma validação pré-definida depende da complexidade da regra de validação que você precisa implementar. Se a regra for simples e já existir uma validação pré-definida que atenda às suas necessidades, é recomendado utilizá-la. Porém, se a regra for mais complexa e não puder ser resolvida apenas com as validações pré-definidas, aí sim você pode criar uma diretiva validadora personalizada.

Espero ter ajudado, qualquer dúvida, me coloco à disposição! Bons estudos!

Sucesso

Um grande abraço e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software