Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Dúvída sobre dimensão tempo

Olá, boa noite, tenho 2 dúvidas:

1) na construção do gráfico de linhas o professor usou a dimensão tempo > hierarquia do mês e ano > mês e ano. Mas fora do menu "hierarquia do mês e ano" também uma opção solta na dimensão, chamada "Mês e Ano" (na seta azul na imagem abaixo). As 2 trazem a mesmo visualização. Então qual a vantagem de ser esses 2 atributos criados na dimensão se são a mesma coisa?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

2) Nos cursos anteriores, criamos essa tabela dimensão calendário pelo visual studio e foi bem trabalhosa. Sempre que um cubo for criado ela precisa SEMPRE ser criada daquela forma? Ou essa tabela calendário poderia ser criada no powerbi depois? Qual a vantagem entre uma e outra alternativa?

1 resposta
solução!

Oi Marcelo. Acredito que ambas as questões são decisões que podem ser pessoal ou de equipe de desenvolvimento.

1) A hierarquia agiliza a criação dos visuais quando você sempre utiliza as mesmas dimensões, pois é só arrastar a hierarquia inteira. Porém, funciona exatamente da mesma forma que os campos "soltos", então acredito que seja uma decisão 100% pessoal.

2) Em relação a criação da dimensão calendário, depende da fonte de dados. Caso essa tabela já exista no seu banco de dados, é muito melhor utilizar a tabela existente, pois você só precisará criar uma vez e dará manutenção em um só local. Além disso, os feriados e dias de trabalho estarão já nesta tabela, possivelmente. Caso não seja possível consultar uma dimensão calendário de uma fonte externa, eu prefiro criar essa tabela no Power BI, pois é muito rápido e fácil. Mais uma vez, é uma decisão pessoal.

Caso você trabalhe em equipe, é bom discutir para verificar qual alternativa é mais adequada para a demanda.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software