3
respostas

Dúvida sobre diagrama de componentes

No exercício sobre diagrama de componentes, ambas as aplicações (web e batch) se comunicam com o banco de dados, porém uma está representada na resposta por uma linha tracejada, e outra por uma linha sólida. É um erro na resposta? Qual a diferença entre estes tipos de linhas neste diagrama?

Além disso, senti dificuldade de criar este diagrama no Astah Community, pois ele não permite criar as ligações entre os componentes diretamente. Qual seria a maneira "formal" de montar esse diagrama?

3 respostas

Oi Leandro,

pelo que sei no UML 1.4 tinha uma linha tracejada entre os componentes. No UML 2.0 foi introduzida a possibilidade de definir interfaces que o componentes expor ou depende.

Tente colocar isso na imagem abaixo que eu criei com Astah:

Espero ter ajudado!

abs

Eu fiquei com a mesma dúvida. Acho que vale um item a mais no curso sobre essas setas.

para criação dos diagramas utilize também o Enterprise Architect muito bom!

Dependência (seta tracejada): é o relacionamento mais fraco da UML, simplesmente diz que um elemento client (que atira a seta) é semanticamente ou estruturalmente dependente do supplier (que recebe a seta). Exemplo: Produto e AliquotaImposto.

Associação (linha contínua): as duas classes são independentes e podem trabalhar juntas. A visibilidade destaca qual lado consegue enxergar as extremidades da associação, mas ambas as classes podem estabelecer o relacionamento. Exemplo: Cliente e Fornecedor.