4
respostas

Dúvida sobre Desenvolvimento Web

Boa noite, atualmente estou decidido a entrar para o mundo "web", porem minha duvida é: Quais as linguagens mais utilizadas para desenvolver na web ? Escuto muito se falar de PHP, levando em consideração ao desenvolvimento, digamos do 0, sem o uso de um Wordpress por exemplo, no maximo um framework como Laravel, ela realmente é tão usado na web ?

Cheguei a estudar Java antes, e o OO nele flui com tanta tranquilidade, mas já o PHP há um agrande dificuldade, principalmente quando fui utilizar MVC e criar rotas, coisa que o com o Spring é tão tranquilo. Laravel é bem bacana, porem, acho que fica meio complicado o OO nele, pelo fato de utilizar aqueles fillables... Mas lembrando que de PHP conheço pouco e gostaria de algumas dicas sobre o mundo web.

Sou iniciante no ramo, estou desempregado no momento, e gosto muito de programação e já estudo a bastante tempo Java, mas vejo poucas vagas pra java web, por isso estou atrás de outras linguagens, para ampliar o currículo.

OBS: a ideia não é dizer qual é a melhor, mas sim, as mais usadas na web.

4 respostas

Boa noite, Rafael, tudo bem?

Atualmente, a linguagem mais utilizada em WEB, principalmente por empresas mais antigas estarem no ramo há mais tempo é o PHP mesmo.

Mesmo tendo acontecido um grande boom no desenvolvimento com NodeJS e frameworks como React e VueJS, a quantidade de ofertas disponíveis para eles ainda é bem restrita a nichos de startups.

Ainda é bastante visto o uso do .NET e o Java pra web. Se fosse pra te deixar uma escala de prioridade, considerando que você já domine HTML, CSS e JS seria

  • PHP
  • .NET
  • Java
  • C#

É bom você focar em uma só. Eu por exemplo me dei mal, foquei tudo em NodeJS e hoje só aparecem propostas de .NET e PHP.

O cenário deve mudar nos próximos anos, mas pra algo mais imediato, foque principalmente em dominar muito bem o JS e aprender o PHP para conseguir se posicionar no mercado de trabalho

PS: hoje trabalho com PHP