2
respostas

Duvida sobre desenvolver iOS em Ubuntu ou Windows

Eu nao entendi muito bem a seguinte frase "IMPORTANTE: Usando sistemas Linux não é possível desenvolver apps com código nativo para a plataforma IOS."

Eu nao consigo desenvolver ou nao consigo publicar/testar/compilar ?

Posso desenvolver só com linux/windows e depois colar o codigo em algum mac com XCode e testar direto nele ou pra desenvolver mesmo para android/iOS precisar ser obrigatoriamente desde o começo com macOS ?

2 respostas

Oi Tiago,

td bom? Um projeto iOS tem muitos arquivos que só serão abertos, de forma que faça sentido, no Xcode. Um exemplo são as telas, que tem a extensão .storyboard e .xib elas são exibidas de maneira gráfica e em outro sistema o máximo que vc consegue é abri-la como xml. É inviável no caso do iOS montar telas diretamente por esse arquivo.

Um projeto não se resume a apenas código fonte, temos compilador e ferramentas de build que auxiliam nossos testes seja em simuladores ou devices.

Por tanto, não dá mesmo para desenvolver. Precisa do Xcode e para ter Xcode precisa do Mac :(

Abraços

Oi Tiago...

O que o Fábio disse está correto.

Além disso, a virtualização que algumas pessoas sugerem, é uma prática que viola os termos de uso da apple e que pode gerar erros inesperados e a experiência pode não ser a melhor possível. A IDE pode não reconhecer códigos corretos, acusando-os de estar errados; compilador pode fechar inesperadamente, entre erros de compilação e execução.

Existem alguns serviços de cloud onde você pode alugar um mac.

Pense bem na melhor opção, pois seu aprendizado pode ser prejudicado. :/

Espero que tenha ajudado, bons estudos!!!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software