3
respostas

Dúvida sobre criação de timeline

Foi dito que a timeline do projeto é criada pelo PO no início do projeto, no planejamento. Contudo, vimos também que o time de dev é responsável por dizer quanto tempo levará cada tarefa... e isso só acontece no planejamento da sprint, que é posterior ao planejamento do projeto onde precisamos criar timeline. Ou seja, no início do projeto, como damos uma timeline pro nosso cliente se ela depende das histórias, tarefas e planejamento da sprint e backlog da sprint?

3 respostas

Olá Marina.

Tudo bom?

Pelo o que entendi e também dada a situação que você trouxe, caberá ao Time Scrum como um todo a criação da timeline, levando em conta todos os aspectos citados por você, mas caberá ao P.O levar o resultado dessa criação para o cliente. No site Scrum.org, criaram um tópico, em 2019, com a dúvida de um Scrum Master sobre a criação da timeline, pois a P.O do time tinha compreendido que cabia ao Scrum Master essa parte:

When talking timelines/planning on a specific project, who owns that? I ran into a situation where the PO went into a meeting with stakeholders and felt the project requirements document was out of date and there was no clear understanding of what was done so far. After the meeting she mentioned that planning a project over multiple sprints and mapping its progress would be on me.

Ao falar de timeline/planejamento de um projeto específico, de quem é/quem é o dono? Eu me deparei com uma situação na qual o PO entrou em uma reunião com os stakeholders e sentiu que o documento de requisitos do projeto estava desatualizado e não havia um entendimento claro do que foi feito até agora. Depois da reunião, ela mencionou que o planejamento de um projeto em vários sprints e o mapeamento de seu andamento caberia a mim. (Tradução Livre)

Uma das respostas dadas foi a seguinte:

"When talking timelines/planning on a specific project, who owns that?" Everyone (not just the PO or the Dev Team).

"Ao falar de timeline/planejamento de um projeto específico, de quem é/quem é o dono?" De todos (não só do PO ou do Dev Team). (Tradução Livre)

Marina, o tópico original você pode ver aqui.

Espero que isso tenha ajudado.

Bons estudos e abraços =)

Oi, muito obrigada pelo retorno. Ok, então o time como um todo faz.

Mas eu como PO, por exemplo, não tenho que levar uma timeline inicial no comecinho do projeto? Pro cliente entender quanto tempo MAIS OU MENOS vai durar o projeto? Como eu farei isso se só teremos visão clara do tempo das sprints no planejamento de cada sprint e com o empirismo?

Oi Marina.

Essa medição você pode fazer baseada no ritmo anterior do seu time com outro cliente, comparando a entrega de produtos similares e utlizando as métricas próprias do Ágil que geram essas informações.

Abraços =)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software