1
resposta

Dúvida sobre criação de Runners

Prezados, Boa tarde!

Tenho uma dúvida quanto à criação dos Runners. No vídeo em questão, foi ensinado a criar o runner utilizando o docker como executor, e informando a imagem q criamos no curso.. até aqui tudo bem. Mas a minha dúvida é a seguinte: Uma vez q criamos este Runner com uma imagem específica, isso me limita a usar o Runner para um único projeto. Ou entendi errado? Um exemplo prático: se um projeto meu for java, eu posso utilizar um Runner específico que foi criado para uma aplicação Java. Mas e se eu quise utilizar para uma aplicação PHP, ou outra linguagem. Terei q criar um Runner para cada um? Aqui no meu trabalho por exemplo utilizamos uma imagem para cada situação. Qual é a recomendação para a criação de Runners? Um por projeto? Um que será compartilhado para todos?

1 resposta

Olá Isaias, tudo bem? Isso, temos que utilizar ou no caso criar e registrar um runner para cada diferentes projeto, se o projeto utilizar a mesma linguagem de um outro projeto então podemos usar o mesmo, porém se for uma outra linguagem diferente teremos que criar um novo runner, mais note que apenas registramos um novo runner com uma outra imagem, não precisamos criar sempre um novo container gitlab-runner, apenas um container dentro de gitlab-runner. Não temos como informar um runner que utilize uma imagem genérica para funcionar com todos os projetos, até porque se fossemos realizar isso em um servidor de produção ou de build teríamos que instalar todos os pacotes necessários para aquele tipo de projeto.

Espero ter esclarecido sua dúvida!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software