1
resposta

[Dúvida] Sobre criação de Classes. . .

Olá. Eu ja tenho uma breve experiencia com Java (Usando POO) e IntelliJ. A maneira como aprendi a criar e usar classes foi criando uma outra aba (clicando com o botão direito do mouse no arquivo e clicando em nova classe) como classe. Assim eu tinha a aba Main, e a aba classe, e na minha opinião ficava mais facil de organizar deste jeito. Neste curso, pelo menso até onde a parte que eu cheguei o professor cria a classe logo abaixo do main.

Minha pergunta é (alem de meio boba): As duas opçoes sao equivalentes/validas no caso do Kotlin? Eu poderia simplesmente criar uma nova classe usando uma nova aba e ter os mesmos resultados das aulas?

Pergunto pois estou no começo ainda, e esse metodo de criar uma classe logo abaixo do main é novidade para mim. E pode ser que o professor venha a fazer isso numa aula mais avançada, mas também não sei se é algo realizado no Kotlin assim como no Java. Como eu disse eu me sinto mais comfortavel utilizando o metodo das abas.

Agradeço a atenção.

1 resposta

E possível criar mais de uma classe no mesmo arquivo em Kotlin e também em Java. No entanto, existem algumas diferenças na forma como isso é feito nas duas linguagens.

Em Kotlin, é comum criar várias classes em um único arquivo, desde que essas classes estejam intimamente relacionadas. Isso é conhecido como um arquivo de "classe interna" ou "classe aninhada". Para definir uma classe interna em Kotlin, basta declará-la dentro de outra classe ou objeto.

Em Java, é possível criar várias classes no mesmo arquivo, mas apenas uma delas deve ser pública. Isso significa que as outras classes só podem ser acessadas dentro do mesmo arquivo e não podem ser usadas por outras classes fora desse arquivo. Para definir uma classe interna em Java, basta declará-la dentro de outra classe.

Em termos de recomendação, é importante lembrar que, independentemente da linguagem de programação, o objetivo principal é escrever um código claro e fácil de entender. Se várias classes estiverem relacionadas e forem necessárias no mesmo arquivo, criar um arquivo de classe interna ou várias classes no mesmo arquivo pode ser uma boa opção. No entanto, se as classes não estiverem intimamente relacionadas, é melhor colocá-las em arquivos separados para facilitar a manutenção do código.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software