Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Dúvida sobre conversão str para int

Boa tarde, Professor! Bem?

Vejo muito essa conversão: idade_str = input("Digite sua idade: ") idade = int(idade_str)

Porém fazendo teste, cheguei a conclusão que assim também converte str para int: idade=int (input ("Digite sua idade:"))

Existe alguém erro em fazer isso? pode dar algum erro? ou essa simplificação está correta?

Abç.

2 respostas

Opa! Não sou professor mas acredito que posso te ajudar nessa.

Não existe erro algum, usando essa forma é até mais simples, não sei se chega a ser "elegante" mas é uma forma mais prática pra fazer.

Abçs!

solução!

Olá, meninos! Como vão? Rodrigo, tua observação tá certa. Ambas as formas vão te levar ao mesmo resultado. O Nico utiliza duas linhas de código, creio eu, para transmutar o input de natureza string em um input de natureza int pois fica mais fácil a visualização para o aluno iniciante. É uma questão de didática. Quando você utiliza as mesmas duas linhas de código e as compacta em uma tão somente você está aproximando tua escrita em algo mais enxuto e mais "profissional". Entre aspas, ok. Ambas as formas são aceitáveis, no entanto eu no trabalho não costumo encontrar códigos com tantas linhas assim. Em muitos casos pode ser contraprodutivo, em outros, pode "desenrolar" amontoados de códigos e "gambiarras".