Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Dúvida sobre conversão de uma lista para um DataFrame

Boa noite a todos,

Minha dúvida é sobre o funcionamento de algumas funções para converter listas para um DataFrame.

Por exemplo, no curso lemos a tabela de um html com a função read_html() e queremos converter os dados lidos, que são uma lista, para um DataFrame propriamente dito. São utilizados alguns métodos, que eu consegui reproduzir, mas eu não entendi muito bem o porquê de eles funcionarem:

1) Ao usarmos a função pd.concat(lista) ou pd.concat(lista)['Coluna da lista'], conseguimos converter uma lista em um DataFrame. Porque isso acontece? O que a função concat faz quando recebe uma lista para que isso vire um DataFrame?

2) Se nós fizermos o comando 'lista[0]' , o resultado é um DataFrame. Porque isso acontece? O que simboliza o índice 0 dessa forma?

2 respostas
solução!

Olá Alceu,

O detalhe importante está nessa lista inicial, o read_html() retorna uma lista já formada por 1 ou mais DataFrames, por isso que quando a gente acessa qualquer item da lista como lista[0] vemos um DataFrame, cada item dessa lista é um DataFrame.

E assim já podemos utilizar direto o pd.concat() para unir os DataFrames, pois o pd.concat() espera como parâmetro uma lista com os DataFrames que dever ser unidos.

Espero ter ajudado, qualquer dúvida é só falar!

Entendi. Muito obrigado, Lucas!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software