1
resposta

Duvida sobre consultas no banco com JPA

Tem alguma documentacao ou alguma extensao no intelij para eu saber se de fato a consulta que escrevi é positiva no banco de dados ?

Por exemplo, se eu ao inves de colocar existsByTutorId eu coloco existsBytutorid, existe alguma forma de eu enxergar que escrevi errado ?

1 resposta

Oi Arturo! Como vai?

Infelizmente, o IntelliJ IDEA não possui uma ferramenta nativa que valide automaticamente se o nome do método que você criou está correto em relação aos campos do banco de dados.

No entanto, há algumas práticas que você pode adotar para minimizar erros:

1. Auto-complete do IntelliJ: Quando você começa a digitar o nome do método na interface do repositório, o IntelliJ geralmente sugere nomes de campos existentes na entidade. Isso pode ajudar a evitar erros de digitação.

2. Documentação do Spring Data JPA: Mantenha a documentação do Spring Data JPA à mão. Ela fornece uma boa referência sobre como os métodos derivados funcionam e quais são os padrões de nomenclatura.

3. Plugins e Extensões: Embora o IntelliJ não tenha uma extensão específica para isso, existem plugins que podem ajudar na navegação e verificação de código, como o "JPA Buddy", que pode facilitar a vida ao lidar com JPA.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.