Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Dúvida sobre configuração IP

** Notei que sempre que é definido um endereço IP para um equipamento, esse endereço segue o padrão 192.168.x.x. Qual seria o motivo para isso? Não seria possível, por exemplo, utilizar a sequencia de números que eu quisesse, estando esse endereço disponível?**

1 resposta
solução!

Olá Pedro.

Tudo bem?

A sequência de números 192.168.x.x é um dos blocos de endereços IP reservados para uso em redes locais privadas. Essa faixa de endereços foi definida pela Internet Assigned Numbers Authority (IANA) para ser usada em redes domésticas e empresariais.

Existem várias razões para o uso dessa faixa de endereços. Uma delas é que ela foi projetada para evitar conflitos com endereços IP públicos na internet. Ao usar a faixa 192.168.x.x, você garante que seus dispositivos não terão o mesmo endereço IP que um servidor ou site na internet.

Além disso, o uso dessa faixa de endereços facilita a configuração e o gerenciamento de redes locais. Como essa faixa é reservada para uso privado, você não precisa solicitar ou pagar por endereços IP adicionais. Isso torna mais fácil para as pessoas configurarem suas redes em casa ou no escritório.

No entanto, é importante observar que você pode usar outras faixas de endereços IP privados, como 10.x.x.x e 172.16.x.x a 172.31.x.x, se preferir. Essas faixas também são reservadas para uso privado e não entrarão em conflito com endereços IP públicos.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software