Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Duvida sobre conexões no MySQL

Bom dia. Fazendo esse curso surgiu uma duvida.

Supondo que minha aplicação tenha uma tela que cadastra produtos e outra que cadastra categorias. Na tela de produtos eu instancio o DaoProduto que pede uma conexão com o banco e a de categorias tem o DaoCategoria que também pede uma.

Agora a duvida, para cada tela eu devo criar uma nova conexão com o banco ou a mesma para as duas? E se caso for a mesma, eu não corro o risco de dar um commit ou rollback e refletir na outra tela? Mas em contrapartida, se abrir uma conexão para cada tela não chegará um momento que o servidor irá ficar sobrecarregado?

3 respostas
solução!

Olá Jefferson, bom dia. Tudo bem? Vou tentar te responder de uma maneira direta e simples. Logo no avanço dos seus estudos você vai descobrir o conceito de designer patterns. O ideal para resolver o que você tem dúvida seria criar a chamada "Fábrica de conexão". Na prática é uma classe que vai gerenciar uma conexão sempre que for necessário.

Respondendo sua segunda pergunta: Enquanto você não conhece o conceito explicado em cima, dependendo você pode sim, sobrecarregar o servidor, é por isso que é tão importante abrir e fechar uma conexão sempre que possível.

Beleza?

abraços.

A equipe Alura agradeçe.

Obrigado pela ajuda Felipe. Maravilha, vou ler mais a respeito sobre "fabrica de conexão". Opa, sempre fecho as conexões quando termino de usar, mas meu único é receio é ficar sempre abrindo uma nova conexão.

Meu amigo, você pode abrir N conexões contando que você feche elas. Mas procure entender sobre a fabrica de conexões é o certo a se fazer. Beleza? Abraços.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software