1
resposta

Dúvida sobre conexão.

Olá, junto com as aulas estou pretendendo praticar o SQL para um projeto, porém me surgiu uma dúvida logo de início. Encontrei um arquivo csv que desejo importar para o SQL, porém uma coisa que não entendi das plataformas é o conceito de conexão. Caso eu crie uma nova usando o usuário system (igual ao da aula) quando crio, percebo que está nova conexão possui as tabelas que são utilizadas na aula. Como faço para criar uma conexão separada de tudo?

1 resposta

Oi Marcel, tudo bem?

Desculpe por demorar a te responder.

Uma conexão no Oracle é uma forma de se conectar a um banco de dados. Quando você cria uma nova conexão, ela pode ter acesso a todas as tabelas que estão no banco de dados. Além disso, o usuário system é um usuário padrão do sistema que sempre tem acesso à essas tabelas.

Para criar uma conexão separada de tudo, você precisa criar um usuário padrão que terá suas próprias tabelas e não terá acesso às tabelas do usuário system.

Para criar um novo usuário, você pode utilizar o seguinte comando no SQL Developer:

CREATE USER C##novo_usuario IDENTIFIED BY senha;

É necessário que você utilize o prefixo C## antes do seu nome de usuário.

Após criar o novo usuário, você precisa ceder a permissão para que a conexão seja feita:

GRANT CREATE SESSION TO novo_usuario;

Então, faça a nova conexão com o novo nome de usuário e senha.

Será necessário ceder outros privilégios como o CREATE TABLE, por exemplo. Para te auxiliar nos próximos passos, vou deixar aqui o link da documentação da Oracle.

Espero ter ajudado. Abraços.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software