olá gostaria de saber se posso fazer a pesquisa de concorrentes com concorrentes reais no meu projeto ou se isso viola de alguma forma direitos autorais?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
olá gostaria de saber se posso fazer a pesquisa de concorrentes com concorrentes reais no meu projeto ou se isso viola de alguma forma direitos autorais?
Olá, Lais! Como está?
Agradeço por compartilhar sua dúvida conosco.
Ao realizar a pesquisa de concorrentes para seu projeto de UX Design, é importante considerar a questão dos direitos autorais. Geralmente, é permitido realizar a pesquisa com concorrentes reais, desde que você não copie ou reproduza diretamente o conteúdo deles sem permissão, ok?
A melhor prática é analisar e observar as estratégias, características e elementos de design utilizados pelos concorrentes, mas sempre adaptando e criando algo único para seu projeto. Por exemplo, você pode estudar a forma como organizam a informação, os recursos que oferecem às pessoas usuárias, a experiência de navegação, entre outros aspectos relevantes.
Lembre-se de que a pesquisa de concorrentes serve como uma referência para obter insights e inspiração, mas o objetivo é criar algo original e diferenciado para o seu projeto. Utilize as informações coletadas para identificar oportunidades de melhoria e inovação.
Espero ter ajudado! Se tiver alguma dúvida, estou à disposição.
Até mais!