1
resposta

Dúvida sobre concatenação e interpolação

Olá, boa noite.

Gostaria de abordar uma dúvida para contribuir com o assunto e facilitar a explicação de um tutor, ajudando também meus colegas.

Foi explicado que existe uma diferença entre concatenar e interpolar. Eu entendi que podemos usar aspas duplas para que o PHP interprete as variáveis dentro delas. No entanto, aqui foi utilizada a concatenação com "." após as aspas duplas, quando poderia ter sido feita apenas com a interpolação, sem precisar do "."

1 resposta

Olá, Marcelo! Tudo bem?

Valeu pela sugestão. Continue assim, ajudando a comunidade!

No exemplo que você mencionou, a ideia é mostrar como a concatenação e a interpolação podem ser usadas de maneiras diferentes.

Quando você usa aspas duplas em PHP, as variáveis dentro delas são interpretadas, o que chamamos de interpolação. Por exemplo:

$nome = "Alice";
echo "Meu nome é $nome";

Isso irá imprimir "Meu nome é Alice" sem necessidade de usar o operador de concatenação ..

No entanto, no código da Alice, o operador de concatenação . foi colocado dentro da string, o que significa que ele será tratado como texto literal e não como operador. Por isso, a opção correta é a C, que aponta que o operador de concatenação está dentro da string e será exibido como parte do texto.

Para corrigir o código e usar interpolação, você poderia reescrever assim:

echo "$saudacao $nome $continuacao $idade";

Dessa forma, todas as variáveis são interpretadas corretamente dentro da string, sem a necessidade de usar o operador de concatenação.

Espero ter ajudado e bons estudos!