Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Dúvida sobre concatenação de texto

Provavelmente o instrutor falou sobre esse tipo de concatenação no vídeo, mas acabei perdendo esse trecho. Alguém poderia me explicar qual a diferença de concatenar uma variável com (" $variavel"), como foi demonstrado no exercício?

Há alguma perda por inserir a variável no texto utilizando aspas?

Se alguém puder tirar essa dúvida, ficarei muito grato. =)

4 respostas
solução!

Olá, Hugo. Tudo bem?

Não entendi bem a dúvida. Você quer saber a diferença entre concatenar usando o operador de ponto (.) e interpolar a string diretamente, ou seja, a diferença entre ambos:

1. echo "Valor da variável: " . $variavel;
  2. echo "Valor da variável: $variavel";

Se for essa a dúvida, acontece que nem toda expressão pode ser interpolada usando essa segunda sintaxe, mas com variáveis não há nenhum motivo para não fazer isso. Só se lembrar sempre de usar " e não ' pois com essa segunda o PHP vai ignorar suas variáveis.

Tendo uma variável $a com o valor 2, um exemplo simples que é possível com concatenação mas não interpolação:

1. echo "A soma de 2 + 2 é $a + $a"; Isso não vai exibir a soma
  2. echo "A soma de 2 + 2 é " . $a + $a; Isso vai exibir a soma

olá, Vinicius. tudo bom?

então, no exercício para repetir o código que foi mostrado na aula, a variável é interpolada no texto dessa forma "$idade ". Foi apenas uma curiosidade que tive. Por causa dessa forma diferente de interpolação no exercício.

Até testei fazer a interpolação dessa forma e não deu nenhuma diferença, aparente.

Essa seria só mais uma forma de fazer a interpolação de strings com variável? Ou não é nada demais?

Então, Hugo. "essa forma" que você diz é simplesmente colocando a variável diretamente dentro da string? Se sim, a minha resposta anterior explica sobre isso. Se não for isso, eu continuo não entendendo o que você quer dizer com "essa forma". rsrsrs

Oi Vinicius, Tudo bem?

Então pela sua primeira explicação já tinha ficado bastante claro para mim. A minha curiosidade foi apenas de como foi feita a interpolação no exercício. Mas quando tentava reproduzir a forma, acabava perdendo a formatação, por algum motivo.

Até marquei essa "forma" que não parece demais rsrsrsrsrs.

Perdão pela confusão rsrsr e muito obrigado pela explicação sobre variáveis.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade