3
respostas

Duvida sobre comunicação entre computadores

Uma duvida teórica, quando um computador fica em VLANs diferentes e perdem essa comunicação, o que isso afeta? Quais são os tipos de informação que os computadores trocam em uma empresa por exemplo? Obrigado!

3 respostas

Olá Matheus, tudo bem?

Não entendi sua pergunta. Tem como dar mais detalhes?

No aguardo!

Por exemplo, eu tenho duas redes divididas em um mesmo ambiente, ambas se comunicam com o servidor, e com a "internet", mas por conta de estarem em VLANS diferentes e sem configuração, acabam por não ter comunicação. Essa falta de comunicação em uma empresa por exemplo, acarretaria que tipo de problemas?

Olá Matheus, certo, o roteador seria configurado normalmente para fazer elas se comunicarem normalmente, desde que a interface do roteador fosse configurada. E repare que isso é necessário para o envio de pacotes entre as redes locais e a internet.

Então ou tudo estaria mal configurado ou tudo estaria funcionando normalmente, a não ser que as listas de acesso (ACL) estejam configuradas para permitir/barrar trafego da rede, mas esse é um assunto para um curso futuro da formação.

E quanto a sua pergunta, em uma empresa até é bem possível sobreviver sem as sub-redes se comunicarem, desde que essa comunicação não seja necessária ou a empresa se utilize de serviços web que utilizam servidores na internet, então a comunicação local não teria muita importância. Por exemplo, uma empresa que utiliza um mensageiro interno, que funciona apenas em rede, e uma outra empresa que mantém a comunicação via Slack, onde é possível instalar em celulares.

Se a empresa for gerenciada por um serviço que roda em uma intranet, aí essa falta de comunicação poderia ser desastrosa.

Espero ter ajudado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software