Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Dúvida sobre como começar

Boa tarde,

Eu estou com uma dúvida, sobre como analisar o mercado e saber como dar os primeiros passos para uma migração para a aréa de desenvolvimento, atualmente estou no suporte/ infraestrutura, eu sei que gosto tanto da parte web e mobile. Eu ouvi no podcast o Paulo falando que para o iniciante de programação, umas das áreas que ele preferia entrar seria no front-end, e por ai você iria ver se realmente quer ficar ou ir pro back-end. Mas me gerou uma dúvida, como estar no front e ir também para o mobile, talvez dependa da empresa que você esteja trabalhando ou eu não sei. Estou perdido nessa parte.

4 respostas

Oi João, tudo bem? Nessa parte de estar no front-end e ir para o mobile existe uma forma natural de chegar nesse ponto.

No front-end, há pontos em que nos preocupamos com o mobile então começamos a estudar questões como responsive e adaptação das páginas web.

Depois, podemos estudar um pouco sobre PWA que é basicamente permitir que suas páginas sejam vistas como uma app pelos celulares.

Muito provavelmente, caso você queira mesmo ir pro mobile, você vai acabar testando essas ferramentas que permitem você programar com as linguagens básicas da web, que são o HTML, CSS e JS para criar aplicativos mobile de verdade. Ai você vai conhecer principalmente o tal do React Native e o Ionic.

Com essas ferramentas você já vai estar no mobile. Depois disso o próximo passo é você estudar a plataforma nativa mais profundamente.

Não é um caminho curtinho, vai exigir um bom estudo, mas a evolução é natural. Muita gente acaba fazendo esse caminho. Tem menos barreiras do que migrar totalmente do front-end para o mobile nativo.

solução!

Opa Wanderson, tudo sim e com você?

Cara, muito obrigado por esclarecer essa dúvida minha. A gente até fica meio perdido e qual caminho seguir quando se tem muito coisa pra estudar e sem um rumo certo, mas com certeza já me deu uma luz. Muito obrigado, abração o//

Vai com calma! É normal a gente ficar meio perdido, escolhe uma carreira e segue ela até se sentir confortável, depois você pensa no próximo passo.

Qualquer coisa, conta com a gente!

Com certeza, eu vou analisar bem e seguir o caminho. Muito obrigado o/