1
resposta

Duvida sobre cardinalidade minima.

Estou fazendo um curso de springData aqui na alura e o professor demonstrou um exemplo de modelagem onde a cardinalidade minima aparece com N isso é possivel ? Não deveria ser no minimo O ou 1 ? segue detalhado abaixo:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Oi, João! Tudo bem?

Peço desculpas pelo retorno atrasado ao seu tópico.

A cardinalidade dada pelo instrutor no curso de Spring Data JPA em relação aos atributos com o N na frente, não é necessariamente na ordem de cardinalidade mínima e máxima (n, m). Ela é demonstrada em comparação à entidade relatada à sua direita no diagrama. Vou deixar o exemplo a seguir, pois acredito que isso te ajudará a entender:

Recorte de captura de tela da videoaula do curso de Spring Data JPA: Repositórios, Consultas, Projeções e Specifications. Um diagrama está contido e há marcações de verde nas cardinalidade, além de duas setas também verdes.

A primeira cardinalidade mostrada é da entidade "Cargo", representada por uma marcação circular e verde, em que lemos que um funcionário pode ter um cargo. Contudo, para lermos a cardinalidade da entidade "Funcionário", vamos tomar de referência a entidade "Cargo", por isso a seta está apontando para ela. Leremos desta forma:

  • Um cargo pode ter n funcionários.

Ou seja: a cardinalidade mínima não é n, mas sim 1, pois ela está sendo reportada de uma forma diferente no diagrama.

O mesmo acontece com as cardinalidades abaixo - tanto a demarcada por um retângulo quanto a circulada. A cardinalidade "1 - N" está sendo referenciada pela entidade "Unidade", portanto, leremos desta forma:

  • Uma unidade pode receber n funcionários.

E, a última, iremos ler deste modo:

  • Um funcionário pode estar em n unidades.

Ou seja, foi apenas uma maneira diferente de demonstrar a cardinalidade do diagrama. :)

Espero ter ajudado. Se a dúvida persistir, estou à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software