Olá, Mariana! Como vai?
Sua pergunta é muito interessante! O fenômeno de chamar os objetos pelos nomes das marcas, como "Nescau" para achocolatado. A metonímia é uma figura de linguagem em que um termo é substituído por outro termo que possui uma relação próxima ou associativa com o primeiro.
Por outro lado, o termo "brand awareness" se refere à consciência que as pessoas têm sobre uma determinada marca. No exemplo que você deu, quando chamamos os objetos pelos nomes das marcas, como Nescau, Bombril e Maizena, isso é um reflexo do brand awareness dessas marcas.
Essas marcas conseguiram criar uma forte associação entre seus produtos e seus nomes, de forma que se tornaram sinônimos no dia a dia das pessoas. Isso é resultado de um trabalho de marketing e comunicação eficiente, que fez com que essas marcas se destacassem no mercado.
Outro exemplo de brand awareness é quando vemos um logotipo de uma empresa e imediatamente associamos a marca a um determinado setor ou produto. Por exemplo, ao ver o logotipo da Nike, pensamos em artigos esportivos. Isso demonstra o quanto a marca é reconhecida e está presente na mente das pessoas.
Espero ter ajudado a esclarecer sua dúvida sobre brand awareness! Se tiver mais alguma pergunta, estou à disposição. Bons estudos!