Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Sobre brand awareness

Quando a gente vai no supermercado e tem diversas coisas na lista para comprar, tipo achocolatado, palha de aço, amido de milho, nós costumamos chamar esses objetos de Nescau, Bombril, Maizena que, na verdade, são os nomes das marcas. Isso seria considerado brand awareness? Se não é, o que seria um exemplo de brand awareness e o que seria isso que nós fazemos de chamar os objetos pelos nomes das marcas?

1 resposta
solução!

Olá, Mariana! Como vai?

Sua pergunta é muito interessante! O fenômeno de chamar os objetos pelos nomes das marcas, como "Nescau" para achocolatado. A metonímia é uma figura de linguagem em que um termo é substituído por outro termo que possui uma relação próxima ou associativa com o primeiro.

Por outro lado, o termo "brand awareness" se refere à consciência que as pessoas têm sobre uma determinada marca. No exemplo que você deu, quando chamamos os objetos pelos nomes das marcas, como Nescau, Bombril e Maizena, isso é um reflexo do brand awareness dessas marcas.

Essas marcas conseguiram criar uma forte associação entre seus produtos e seus nomes, de forma que se tornaram sinônimos no dia a dia das pessoas. Isso é resultado de um trabalho de marketing e comunicação eficiente, que fez com que essas marcas se destacassem no mercado.

Outro exemplo de brand awareness é quando vemos um logotipo de uma empresa e imediatamente associamos a marca a um determinado setor ou produto. Por exemplo, ao ver o logotipo da Nike, pensamos em artigos esportivos. Isso demonstra o quanto a marca é reconhecida e está presente na mente das pessoas.

Espero ter ajudado a esclarecer sua dúvida sobre brand awareness! Se tiver mais alguma pergunta, estou à disposição. Bons estudos!