2
respostas

Dúvida sobre boas práticas em programação

Desculpem-me se estiver sendo redundante por alguém já ter postado essa dúvida.

Tenho observado aqui nos cursos que os professores adotam um procedimento que me parece padrão em todos as disciplinas de criar funções e/ou métodos em português e com o tempo verbal no presente.

Minha dúvida é a seguinte, na verdade são duas:

  1. Não seria boa prática, programando em português, usar um tempo verbal no infinitivo ou seja, por exemplo em JavaScript, function criarTabela() {}; ao invés de function criaTabela() {}; , ou um método calcularTotal() {} ao invés de calculaTotal() {}?

  2. Não seria recomendável adotar o inglês em toda codificação? Para a criação de classes, métodos, variáveis, etc?

Valeu!

2 respostas

Bem legal sua pergunta, Marcelo!

A verdade é que não existe uma regra e, a grosso modo, essa é uma decisão que vai depender da preferência da equipe de desenvolvimento.

A equipe usa o que sentir mais confortável. Faz sentido? (:

Porém existe sim, a tendência de se usar em inglês. Nós da Alura, por exemplo, usamos tudo em inglês (: Quanto ao português, na minha opinião, os métodos escritos no presente, ao invés do infinitivo, deixa a leitura mais natural e intuitiva. "O que o método faz?" "CriaTabela" (Até porque nós mesmos, já falamos os verbos conjudados ^^)

Agora suponha que você esteja fazendo uma aplicação que será compartilhada com desenvolvedores fora do Brasil (olha que legal!) daí faz mas sentido usar inglês, mesmo.

É como eu falei no começo, depende do seu cenário e da preferência da equipe.

O que voce acha, Marcelo?

Acho que relativizar o contexto é sempre importante como você mencionou mas, existe uma contradição com a busca de boas práticas que tende a universalizar as mesmas, não é?