Qual a necessidade de chamar duas vezes a mesma variável com os mesmos dados arquivados dentro de duas funções diferente?
No meu caso eu fiz desta forma. Deu certo, mas está correto?
var tela = document.querySelector('canvas');
pincel = tela.getContext('2d');
// Desenha Retângulo
function desenhaRetangulo(x, y, largura, altura, cor) {
pincel.fillStyle=cor;
pincel.fillRect(x,y, largura, altura);
pincel.strokeStyle='black';
pincel.strokeRect(x,y, largura, altura);
}
// Desenha Texto
function desenhaTexto(x, y, texto) {
pincel.font='15px Georgia';
pincel.fillStyle='black';
pincel.fillText(texto, x, y);
}
Quando iniciei este exercício, acabei não utilizando o "serie.length", coloquei apenas i < 4. Deu certo, mas, a maneira certa é utilizar o "length", poderia, me dar, por favor, algumas dicas sobre?
Ao criar o código, fiz algumas mudanças e adicionei os textos dos números %. Poderia, por favor, me dar um feedback sobre o código?
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
pincel = tela.getContext('2d');
// Desenha Retângulo
function desenhaRetangulo(x, y, largura, altura, cor) {
pincel.fillStyle=cor;
pincel.fillRect(x,y, largura, altura);
pincel.strokeStyle='black';
pincel.strokeRect(x,y, largura, altura);
}
// Desenha Texto
function desenhaTexto(x, y, texto) {
pincel.font='15px Georgia';
pincel.fillStyle='black';
pincel.fillText(texto, x, y);
}
function desenhaBarra(x, y, serie, cores, texto){
var somaAltura = 0;
for(var i = 0; i < serie.length; i++){
var altura = serie[i];
desenhaRetangulo(x, y + somaAltura, 50, altura, cores[i]);
desenhaTexto(x, y - 8, texto);
desenhaTexto(x + 55, y + somaAltura + 11, altura);
console.log('y + somaAltura', y + somaAltura);
somaAltura = altura + somaAltura;
}
}
var serie2015 = [50, 25, 20, 5];
serie2016 = [65, 20, 13, 2];
cores = ['blue', 'green', 'yellow', 'red'];
desenhaBarra(100, 50, serie2015, cores, '2015');
desenhaBarra(250, 50, serie2016, cores, '2016');
</script>
Ah! Gostaria de compartilhar kkkk Eu quebrei muito a cabeça neste exercício, pois, cometi um erro bizarro, por isso, o console.log('y + somaAltura', y + somaAltura). Eu tinha colocado a variável: somaAltura, criando a modificação: somaAltura = altura + somaAltura, antes da função desenhaRetangulo();, dessa forma, ele já modificava para "100", e para que desse certo, era necessário que a posição inicial y, fosse 50.