estou em duvida de qual ( e quando) deve ser utilizada para o posicionamento dos elementos, minha duvida é sobre o uso das margin, border, padding e position.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
estou em duvida de qual ( e quando) deve ser utilizada para o posicionamento dos elementos, minha duvida é sobre o uso das margin, border, padding e position.
Oi, Ronald, tudo bem?
As propriedades de posicionamento são absolute, relative, fixed, static e sticky, aqui mais sobre posicionamento;
Sobre quando você vai utilizar cada uma, vai depender de como é o seu layout. Por exemplo, se você quiser que seu menu seja fixo, mesmo que o usuário scrole para baixo, você vai utilizar o position: fixed .
Sobre as outras propriedades: margin, padding e border. O margin cria respiros dos quatros lados de um elemento, por exemplo, você tem uma lista de links e elas estão muito juntas uma da outra, você pode ajustar essa margem com o margin e podendo der marrgin-top, margin-right, margin-left e margin-bottom.
O padding parece um pouco com o margin pois também trabalha co, respiros, mas essa propriedade define respiros o conteúdo de um elemento e as suas bordas, podendo definir padding-top, padding-right, padding-bottom e padding-left.
E a borda é quando queremos definir uma borda para o elemento, podemos estilizar ela com cores, largura, tipo, da mesma forma como as outras propriedades, você pode definir uma borda por elemento completo ou somente para um dos lados, com o border-left, etc.
Qualquer dúvida é só falar!