1
resposta

Dúvida sobre as respostas na questão "Persona nas mídias digitais"

Olá, fiquei na dúvida sobre as respostas. Concordo com a colega acima que falou que o marketing trabalha em cima da resolução de problemas, porém acredito que as motivações e a própria personalidade do consumidor também tenham um papel relevante. Se eu traço a personalidade do meu consumidor, já não vou entender os seus objetivos e problemas? Se eu entendo as motivações dele, também já não englobo os objetivos? Gostaria de entender o porque das respostas, pra mim ficou um pouco subjetivo, achei que a relevância desses traços depende muito do meu objetivo como marca. Por exemplo, se sou uma marca Cruelty-free, acredito que a motivação da minha persona importa mais do que os problemas dela. Eu assinalei Personalidade e Motivações.

1 resposta

Oi, Denise!

Concordo contigo, porém esses teus questionamentos sempre vai depender com quem estamos falando e por quê queremos tratar os problemas daquela marca/produto/serviço através da comunicação, do marketing digital. É um pouco difícil de acreditar, mas nem só o marketing digital vai salvar uma empresa ou vai ser o melhor negócio dela porque não é sempre que todos estarão no digital, se tem uma falsa ideia de que todos já migraram e que a maioria só consome pelo online.

Sobre o teu exemplo, depende também. Teria que avaliar melhor. A motivação dela pode ser mais importante, mas o que precisa ser solucionado com as ferramentas do marketing digital? A motivação ou os problemas dela? Se a motivação dela é usar produtos que sejam cruelty free, o problema/ a dor/ o que ela quer resolver é que o cruelty free esteja presente em toda a empresa e que também possa servir de inspiração para outros, talvez até comercializando o seu know-how. Então, nesse caso, embora essas duas palavrinhas possam ser vistas de forma separadas elas na verdade andam juntas. Alguém que se motiva se motiva por algo. Pelo o que essa usuária se motiva? A ser e inspirar a ser cruelty free.

Espero ter ajudado. Bons estudos :)