Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Duvida sobre as diferentes áreas da programação.

Galera, sou iniciante e gostaria de alguns conselhos sobre qual área seguir. A dúvida se resume na diferença na prática, do programador front end para o back end. Estou um pouco perdido, por exemplo: é possível fazer sistemas para empresas estudando apenas front-end ou tem que saber de "tudo"? Alguém da uma luz por favor!! Muito obrigado.

1 resposta
solução!

Falando pela minha experiência (pouca) você pode sim viver uma grande carreira só fazendo a parte frontend ou backend. Eu sempre trabalhei focado no frontend, então eu sempre ia atrás de completar tarefas de HTML, Javascript, CSS e afins.

Porém, vale lembrar que todo programador, não importa no que trabalhe, sempre tem que saber de um pouco a seu redor. Não entenda somente Java ou somente Javascript. Procure entender os dois.Isso não somente vai ajudar você com ideias de novas linguagens e novos meios de atacar um problema. Isso também te ajuda a conversar com seu colega no backend e entender porque o servidor está mandando aquela mensagem de erro. Ou vai ajudar a entender porque a navegação de tal site precisa daquela programação no backend.

O que recomendo então é foco. Aprenda o básico. De tudo. UI, CSS, PHP, AWS, Android, etc. A partir daí, bem provavelmente você terá conhecimento suficiente pra saber onde quer se especializar e prosseguir aprendendo.