Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Dúvida sobre ansiedade

Professora, antes de tudo, gostaria de agradecer a excelente aula!!! Aqui aprendi coisas que vou levar para além do profissional.

Em tempos como esses... Todos deveriam fazer essa aula!

Enfim, aqui vai a dúvida: Sofro de certa ansiedade, sobretudo na comunicação direta, acabo me enrolando com as palavras, fico tentando antecipar o que o outro vai achar e/ou responder, fico interpretando reações... isso tudo enquanto tento falar o que me propus a princípio... Então, você imagina... acabo me enrolando as vezes (quase sempre). Tem algo que eu possa fazer para melhorar isso?

Agradeço de verdade toda atenção!

1 resposta
solução!

Oi Everton,

Muitíssimo obrigada pelo feedback. Fico muito contente em saber que de alguma maneira o curso fez sentido para você e que está praticando. :)

Pois é, a ansiedade está nos consumindo diariamente e percebemos que fica mais latente quando sentimos certas dificuldades, como a de se comunicar, por exemplo.

Pelo que entendo (e pratico porque também por vezes me sinto vítima da ansiedade) uma boa estratégia para lidar com essa ansiedade é trazer o pensamento para o presente, para o aqui e agora. Se não fazemos esse exercício, nossa mente nos leva para lugares distantes e que tendem a ser negativos e ai a gente perde a oportunidade de prestar atenção no que o outro diz, articular o nosso pensamento e falar.

Desculpe-me por não dar uma resposta mais direta, mas entendo que essa ansiedade na fala é um sintoma de um pensamento acelerado, que pensa em diversas alternativas antes mesmo delas serem verbalizadas. Então, a sugestão é: toda vez que você se pegar pesando em outras coisas, em como responder, o que dizer... Pare, respire fundo e pense: calma, deixa eu quer o que está acontecendo. Parece um exercício ingênuo e ineficaz, mas experimente, porque o primeiro passo e assumir o que está na consciência, se não a gente entra no piloto automático e é ai que nos atrapalhamos.

Pode ser que na primeira vez que você tentar, não flua ou você consiga um pouco e depois não mais, mas isso se trata de um exercício diário, no começo pode ser mais difícil, mas o seu desafio é prestar atenção no aqui e no agora, para assim conseguir articular melhor a sua fala.

Espero sinceramente te dar uma ajuda. :D