Oi Everton,
Muitíssimo obrigada pelo feedback. Fico muito contente em saber que de alguma maneira o curso fez sentido para você e que está praticando. :)
Pois é, a ansiedade está nos consumindo diariamente e percebemos que fica mais latente quando sentimos certas dificuldades, como a de se comunicar, por exemplo.
Pelo que entendo (e pratico porque também por vezes me sinto vítima da ansiedade) uma boa estratégia para lidar com essa ansiedade é trazer o pensamento para o presente, para o aqui e agora. Se não fazemos esse exercício, nossa mente nos leva para lugares distantes e que tendem a ser negativos e ai a gente perde a oportunidade de prestar atenção no que o outro diz, articular o nosso pensamento e falar.
Desculpe-me por não dar uma resposta mais direta, mas entendo que essa ansiedade na fala é um sintoma de um pensamento acelerado, que pensa em diversas alternativas antes mesmo delas serem verbalizadas. Então, a sugestão é: toda vez que você se pegar pesando em outras coisas, em como responder, o que dizer... Pare, respire fundo e pense: calma, deixa eu quer o que está acontecendo. Parece um exercício ingênuo e ineficaz, mas experimente, porque o primeiro passo e assumir o que está na consciência, se não a gente entra no piloto automático e é ai que nos atrapalhamos.
Pode ser que na primeira vez que você tentar, não flua ou você consiga um pouco e depois não mais, mas isso se trata de um exercício diário, no começo pode ser mais difícil, mas o seu desafio é prestar atenção no aqui e no agora, para assim conseguir articular melhor a sua fala.
Espero sinceramente te dar uma ajuda. :D