2
respostas

Dúvida sobre ações na retrospectiva

Boa tarde A ideia de o Scrum Master se reunir com responsável do outro setor e levantarem possíveis soluções para agilizar o processo é possível?

2 respostas

Olá, v008.

Acho que depende da abordagem do Scrum Master.

O papel do Scrum Master é ajudar o time a gerar o máximo de valor o possível, porém mantendo a auto-organização.

É preciso tomar cuidado para que não haja imposição de soluções para o time, mas uma indicação de caminho é sempre válida.

O time deve ser empoderado!

A ideia de fazer a conversa com alguém de outro setor é ótima. Mas eu recomendaria que o Scrum Master "facilitasse" que alguém ou alguns membros do time de desenvolvimento fizesse essa conversa.

Se o Scrum Master falar com o responsável de outro setor, ele passa a ser o portador da informação, o que pode gerar falhas de comunicação, e quando acontecer outro problema com o mesmo setor, lá vai o scrum master de novo.

Seguindo a fala do Alexandre, o foco é empoderar o time, portanto, se o Scrum Master faz a ponte para alguém do time conversar com a pessoa de outro setor, é possível que no futuro, o time faça isso de forma autônoma, ganhando em velocidade e empoderamento.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software