3
respostas

duvida sobre a variavel bool

Olá. Na declaração da variável bool saque = Contacorrente2.Sacar(valorque iremos sacar); Qualquer valor positivo que coloquemos aqui retorna true e um valor negativo retorna false. Há uma forma de nos retornar true somente quando declaramos o valor exato do saque? Teriamos que criar uma variável como algo do tipo ''double ValorSaque''?

3 respostas

Olá Felipe!

Pergunta: Qualquer valor positivo que coloquemos aqui retorna true e um valor negativo retorna false.

• Resposta: Não... Não é qualquer valor positivo... precisa ver se tem SALDO na conta.

Pergunta: Há uma forma de nos retornar true somente quando declaramos o valor exato do saque?

• Resposta: O valor do saque pode ser qualquer valor... desculpe, o que você quer dizer com "qualquer valor"???

Pergunta: Teriamos que criar uma variável como algo do tipo ''double ValorSaque''?

• Resposta: Eu não vejo necessidade no momento, porque você acha isto?

Analisando a função "SACAR":

/// <summary>
/// Função para sacar valor em espécie de uma conta.
/// </summary>
/// <param name="valor">Valor a ser sacado</param>
/// <returns>Retorna verdadeiro caso tenha sido efetuado o saque e falso em caso de algum problema.</returns>
public bool Sacar(double valor)
{
    // Verifica se o SALDO na conta é menor que o VALOR a ser SACADO.
    // Sinalize que o saque NÃO foi feito e saia da função;
    if (_saldo < valor) return false;

// Se o VALOR for negativo, esquece, pois é um erro!
    // Sinalize que o saque NÃO foi feito e saia da função;
    if (valor < 0) return false;

// Faça o saque
    _saldo -= valor;
    // Sinalize que o saque foi feito e saia da função;
    return true;
}

Curiosidade... um código que calcula quais cédulas devem ser colocadas na caixa de pagamento para o saque:

==========================================================

Programa de Saque [fechada]

https://pt.stackoverflow.com/questions/348308/programa-de-saque

==========================================================

[]'s,

Fabio I.

Oi Fabio obrigado por responder. Então eu realmente percebi que precisava ter saldo para retornar TRUE rs. Quando fiz o exercício coloquei um saldo bem grande então tudo que chamava no Console.WriteLine (" o saque foi realizado? " + saque); me retornava TRUE. A minha duvida aqui é como fazer retornar TRUE somente com o valor exato do saque mesmo tendo saldo .

Exemplo ContaCorrente.Saldo = 100; ContaCorrente.Sacar(10); Estou com 90 de saldo. bool saque = ContaCorrente.Sacar('' de 1 até 90 está me retornando TRUE); Eu gostaria que o Console.WriteLine (" o saque foi realizado? "); me retorna-se True somente quando o valor da variável saque for === valor retirado e não ao Saldo. Não sei se consegui explicar minha dúvida mas espero que sim! Valeu

Felipe, você quer retorno TRUE somente quando a conta ficar ZERADA?

Pois, o valor do saque sempre será o valor retirado... sempre será igual...