1
resposta

[Dúvida] Sobre a ''somatoria'' (Reduce e Fold)

Boa tarde, estou com uma duvida sobre como essa somatoria funciona, em especifico sobre os parametros que ambas recebem (Acumulador e Valor). Não entendi exatamente o que sao esses dois parametros, e o que eles fazem. Alguem poderia me ajudar explicando ou mandando um link que explica melhor como essa função funciona?

1 resposta

Olá Murillo!

A função de soma utilizando o reduce ou fold é muito útil para realizar uma operação de soma em uma lista de valores.

O parâmetro "acumulador" é o valor que será atualizado a cada iteração da função. Ele é responsável por armazenar o resultado parcial da soma. Já o parâmetro "valor" é o elemento da lista que está sendo processado na iteração atual.

Por exemplo, se tivermos uma lista de números [1, 2, 3, 4], e quisermos somar todos esses valores, podemos utilizar o reduce da seguinte forma:

val lista = listOf(1, 2, 3, 4)
val soma = lista.reduce { acumulador, valor -> acumulador + valor }
println(soma) // O resultado será 10

Nesse exemplo, o reduce começa com o valor 1 como acumulador e o valor 2 como o primeiro valor da lista. A cada iteração, o acumulador é atualizado somando-se com o valor atual da lista. No final, o resultado é retornado.

O fold funciona de forma semelhante ao reduce, mas permite especificar um valor inicial para o acumulador. Por exemplo:

val lista = listOf(1, 2, 3, 4)
val soma = lista.fold(0) { acumulador, valor -> acumulador + valor }
println(soma) // O resultado será 10

Nesse caso, o fold começa com o valor 0 como acumulador e o valor 1 como o primeiro valor da lista. A partir daí, o processo é o mesmo do reduce.

Espero ter ajudado a esclarecer suas dúvidas! Se tiver mais alguma pergunta, é só me dizer. Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software