Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Dúvida sobre a representação do diagrama na ferramenta astah

Estava assistindo a aula 05 do diagrama de atividades e enquanto o professor explicava, eu estava replicando o diagrama no Astah para poder já ir absorvendo o conhecimento, daí me peguei em uma dúvida: Na imagem que ele foi criando, ele mostra o retângulo vertical com duas entradas e duas saídas, no entanto, no Astah não existe esse tipo de retângulo. Existe apenas com uma entrada e duas saídas ou com duas entradas e uma saída. Como deveria replicar essa imagem que ele criou no diagrama de atividades do Astah?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Abaixo segue o retângulo da forma como existe no AstahInsira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Eu criei uma possível solução aqui, mas creio que seria uma espécie de gambiarra/gato. E achei que ficou estranho. Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Sei que não o curso não é focado em uma ferramenta em si, mas se for possível responder a essa pergunta, ficaria muito grato.

3 respostas
solução!

Olá, Bruno! Tudo bem?

Ótima percepção que você teve durante a aula.

Realmente não é possível representar duas entradas no nó de bifurcação. Para isso você teria primeiro que utilizar um nó de junção, como você fez na sua possível solução. Está correto sim, pois primeiro você juntou os caminhos, para quem teve dúvidas e para quem não teve, e após isto, criou o nó de bifurcação para representar as atividades realizadas paralelamente. Sua solução está adequada.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Esta saída faz com que não precisemos repetir a representação de dar nota e avaliar vídeo após abrir uma dúvida, o que ficaria repetitivo e mais extenso. Uma outra solução que vejo para este caso seria utilizar outro nó de bifurcação, após a atividade de abrir dúvidas, e ligar as saídas deste nó para as mesmas atividades de dar nota e avaliar o vídeo:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Você acha que faria sentido para esse caso?

Creio que teria mais formas de representar este diagrama, algumas mais simples e outras mais complexas.

Qualquer dúvida ou sugestão, sinta-se à vontade para compartilhar aqui pelo fórum!

Abraços!

Obrigado pela resposta e pela segunda sugestão que era uma forma que não havia visto.

Por nada, Bruno!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software